Foi desenvolvido um estudo em adultos portugueses a residir no Canadá, com diabetes mellitus tipo 2, para comparar a eficácia de diferentes abordagens de educação alimentar na aderência à dieta e controlo glicémico, por um período de três meses. Um dos grupos recebeu aconselhamento alimentar (grupo controlo), o outro aconselhamento alimentar e educação em grupo (grupo de intervenção). Em ambos os grupos houve uma alteração de atitudes e normas subjectivas, um aumento da aderência nutricional, um melhor controlo glicémico, entre outros parâmetros, mas a melhoria foi superior no grupo de intervenção (excepto o controlo glicémico).
Tais resultados sugerem que a vertente cultural na educação em grupo em conjunto com o aconselhamento individual pode ser vantajosa relativamente ao aconselhamento individual apenas, para modular os comportamentos alimentares, pelo menos neste grupo específico.(Gucciardi E. et al; Assessment of two culturally competent Diabetes education methods: Individual versus Individual plus Group education in Canadian Portuguese adults with Type 2 Diabetes; Ethnicity and Health 12 (2), pp. 163-187; 2007.)
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