17 abril 2007

Bares escolares, fechados ou não?

A propósito da intervenção alimentar nas escolas, não basta educar, é necessário também actuar no sentido da disponibilização de alimentos saudáveis.
A começar pelas cantinas, estas devem possuir ementas adequadas, saudáveis e apelativas, para assim aumentar a adesão ao consumo das refeições nestas.
Quanto aos bares, existe uma discussão à volta do facto de estes deverem ou não estar fechados durante o horário de funcionamento das cantinas. Uns defendem que sim, como a endocrinologista Isabel do Carmo, porque, segundo ela, "as cantinas são razoáveis, os bares é que vendem comida hiper calórica", e desta forma os alunos passariam a frequentar mais as cantinas.
Na nossa opinião, apesar de ainda existirem muitos alimentos inadequados em diversos bares escolares, a solução não passa por fechá-los neste horário, mas antes por tentar alterar a oferta. Deveriam ser fornecidos mais alimentos saudáveis, e retirados gradualmente os mais calóricos, e existir alternativas saudáveis que possam compensar o não consumo da refeição na cantina (como sopa, sandes com legumes...). Para além disto, o fecho dos bares, não implica obrigatoriamente que se frequente mais a cantina, pode, pelo contrário, levar a que se procurem outras refeições (a maior parte da vezes, mais desajustadas ainda) fora da escola.

Sem comentários: