27 março 2007

Combater a obesidade

Diferentes países adoptam diferentes formas de lutar contra a obesidade.
Em Portugal, a Direcção Geral de Saúde, em parceria com outras instituições, criou o Programa Nacional de Combate à Obesidade (2005), que tem como principal objectivo "contrariar a taxa de crescimento da prevalência de pré-obesidade e obesidade em Portugal", através da redução do peso em obesos e em pessoas com particular risco de desenvolver obesidade. Ou seja, as estratégias assentam na prevenção secundária, no tratamento da obesidade.
Já no Brasil, o Ministério da Saúde criou o
Projecto Brasil Saudável (2005), que actua mais na prevenção, estimulando a população a adoptar estilos de vida diferentes, através da actividade física, reeducação alimentar e controle do tabagismo. Foram desenvolvidas diversas medidas, entre as quais, a criação de uma "academia popular", de acesso gratuito, para aumentar a actividade física da população.

21 março 2007

Alimentação saudável na rádio

A propósito da aula de Comunicação em que falamos da rádio, descobrimos que, no Brasil, o Ministério da Saúde com algumas parcerias produziu e está a disponibilizar alguns spots de rádio sobre alimentação saudável para emissoras de rádio comunitárias e/ou instituições.
A rádio é realmente uma das tecnologias de comunicação mais interessantes para divulgar este tipo de informação, uma vez que oferece uma programação variada e desta forma atinge uma grande parte da população.
Deixamos aqui o
link para aceder aos spots.

20 março 2007

As causas da obesidade

O ser humano foi "programado" para armazenar o mais possível e de modo eficaz (reservas sob a forma de lípidos que fornecem mais calorias), para que pudesse enfrentar períodos de fome e escassez de alimentos com os quais se deparou ao longo da sua evolução. Contudo, a situação actual na maioria dos países é de excesso de alimentos, o que aliado ao crescente sedentarismo pode ser uma das explicações para a epidemia da obesidade.
Outros factores podem também contribuir para a obesidade tais como: predisposição genética, factores metabólicos (quantidade de leptina diminuída no plasma...), factores ambientais, factores psicológicos e comportamentais.

14 março 2007

Números gordos

A dimensão alarmante da obesidade leva a que a OMS reconheça, que caso não se tomem medidas drásticas para prevenir e tratar esta doença, mais de 50% da população mundial será obesa em 2025!!
Em Portugal, segundo um trabalho de investigação desenvolvido entre 2003 e 2005, a prevalência de excesso de peso já é de 38,6% e da obesidade de 13,8%.
No Brasil, o problema é igualmente preocupante, e as dimensões são da mesma ordem de grandeza: 40% dos adultos apresentam excesso de peso, e destes 11,1% são obesos, de acordo com a pesquisa dos Orçamentos Familiares 2002/2003.
Hoje, a obesidade alcançou já uma prevalência igual ou superior à da desnutrição e doenças infecciosas!

13 março 2007

Mexa-se, seja saudável!


Para além de uma alimentação desiquilibrada, outra importante causa da obesidade é o sedentarismo. Segundo a OMS, em todo o mundo, 70% das pessoas são sedentárias, e para além da obesidade, estas estão mais propensas a desenvolver doenças cardíacas, hipertensão, diabetes... e estão sujeitas a um maior risco de morte por enfarte, derrame cerebral e cancro. Neste sentido, no Brasil, destaca-se no calendário da saúde o dia 10 de Março, como o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.
Para contrariarmos o actual estilo de vida cada vez mais sedentário, devemos inserir a actividade física nas nossas actividades diárias, em campos como trabalho, lazer, trabalhos domésticos e transporte. Pequenas mudanças podem fazer a diferença: utilizar as escadas, em vez do elevador; sair do autocarro duas paragens antes ou estacionar o carro mais longe do trabalho...

06 março 2007

Contra-senso?...

Porque razão se continuam a cometer tantos erros alimentares, numa altura em que existe tanta informação sobre alimentação saudável, e de tão fácil acesso?
Parece um contra-senso a sociedade actual andar obcecada pelas mediadas, pelos corpos perfeitos, e ao mesmo tempo verificar-se uma evolução crescente da obesidade, a epidemia do século XXI...

05 março 2007

Guerra aberta ao Mc Donald's


Na passada semana, em visita aos Emirados Árabes Unidos, o príncipe Carlos de Inglaterra "abriu guerra" contra o Mc Donald's ao perguntar se não tinham tentado proibir a instalação da empresa no país, já que segundo ele seria essa a chave do sucesso para uma alimentação saudável (podes consultar a notícia no Diário de Notícias).
Estas declarações suscitaram uma enorme controvérsia, e várias reacções, umas a favor, outras contra.
Até que ponto será plausível considerar a extinção de uma empresa como solução para uma alimentação saudável?....